Nutrição Infantil na Uniepre
Gerindo e praticando hábitos alimentares saudáveis! Conheça nossos projetos de Nutrição da Infância
A nutrição infantil começa com o padrão ouro da alimentação, que é o aleitamento materno na primeira hora de vida, sempre que possível. O aleitamento deve ser exclusivo até o sexto mês, quando se inicia a introdução alimentar complementar. [ Leia também sobre o projeto Lactare - Eurofarma (Primeiro Banco de Leite Humano dentro de uma indústria privada) - sob gestão Uniepre. ]
Na Uniepre, oferecemos um cardápio modelado para cada etapa do desenvolvimento, com ingredientes 100% naturais, sem adição de açúcares e/ou temperos industrializados.
O preparo também tem lugar muito importante na qualidade nutricional, além das Boas Práticas de Fabricação, acompanhadas por nutricionista. Cuidamos da conservação, temperatura e aspecto dos alimentos desde a compra dos produtos in natura até à oferta, garantindo que todas as etapas são seguras para a criança.
As refeições são servidas proporcionando interação e prazer entre as crianças.
Apoiados pelos projetos Sabor que Sustenta e Sabor na Medida [ Ler + ], a Uniepre tem um reconhecido Programa de nutrição saudável para a infância.
Nestes projetos são abordadas com bastante amplitude ações de Promoção em Saúde Alimentar, ações estas já praticadas e administradas em todas as Unidades Uniepre.
São discutidas e aprimoradas questões como:
Incentivo ao Aleitamento Materno;
Apresentação e inserção de verduras e legumes para crianças a partir de 2 anos;
Desenvolvimento de atividades que promovam a apreciação e manipulação dos vegetais;
Controle de peso e altura;
Oficinas culinárias;
Rodas de conversa sobre Alimentação e Saúde.
A Nutrição é definida como: Ciência dos alimentos, dos nutrientes, da ação-interação e equilíbrio relacionados à saúde e à doença, e o processo pelo qual o organismo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e elimina as substâncias alimentares.
Podemos afirmar que nada está tão relacionado à saúde como a nutrição. Essa afirmação foi muito evidenciada neste período de pandemia pelo novo coronavírus, infelizmente.
A má nutrição é o fator predisponente para obesidade, carência de nutriente e doenças crônicas não transmissíveis ( as DCNT´s), entre elas o câncer, o diabetes, e a hipertensão. Isso nos assusta ainda mais quando estão relacionadas à criança. Hoje, 33% das nossas crianças brasileiras estão classificadas com obesidade.
O programa de nutrição saudável Uniepre foi muito atuante também durante a pandemia, orientando as famílias para adoção e manutenção de hábitos saudáveis.
Várias receitas atrativas e saudáveis foram apresentadas*. Gostaríamos de destacar a importância de substâncias que potencializam o sistema imunológico, como: Cúrcuma, Vitamina C e Vitamina D.
Podemos apreciar algumas receitas compostas com as premissas de nossos projetos? Acompanhe: