Escola de educação Infantil na zona norte de SP | Proposta pedagógica

Educação Infantil | Proposta pedagógica

Como trabalhamos a Educação Infantil na Uniepre

"Meu filho estuda desde o infantil 1 e agora esta no infantil 5. Um lugar mágico que você se sente acolhida e abraçada por todos. Um lugar que deixo meu filho com segurança e todo FELIZ!! Sei que na Uniepre além dele aprender a ler, escrever, compartilhar, respeitar, ele também será acolhido, mimado, respeitado e ouvido..." [ Mãe de aluno ].

Imersão Cultural

É importante que as crianças desde pequenas tenham a oportunidade de conhecer diferentes culturas. Assim, sabemos que a base do respeito à diversidade é o conhecimento.

Características como: desenvolvimento de capacidade crítica, ampliação de repertório intelectual, senso de significância sobre o mundo e capacidade analítica, estão também atreladas a indivíduos que foram expostos e apresentados a diferentes culturas.

Grande parte dos projetos e atividades, propostas pelo corpo pedagógico Uniepre, desencadeiam em sua essência um bom apelo cultural, promovendo a apresentação e observação de vastas origens e culturas aos pequenos.

Oportunizando o desenvolvimento através do brincar

Crianças que brincam livremente, com materiais "inteligentes"* têm a oportunidade de exercer a criatividade e a operatividade necessárias ao humano que ela será - (*Monica Guerra, livro "Materie Intelligenti", EdizioniJunior, 2019).

Na Uniepre, cuidamos para que as crianças tenham o material e o tempo necessários à sua inventividade, abrindo caminhos à sua pesquisa e à sua potencialidade.

Brincando as crianças assumem papéis outros que não o seu próprio. Isso é causa e ao mesmo tempo efeito do desenvolvimento cognitivo.

Vão, progressivamente, sendo mais capazes de se “despregar” do ponto a partir do qual veem o mundo, para assumirem outro lugar, hipotético, ainda pouco conhecido, mas que muito os desafia.

Assim, adentram a lugares novos, papéis novos, posturas novas, todos inusitados ao universo da Infância. O ganho deste exercício é ter agregada a maleabilidade ao pensamento, no qual a criança exercita, espontânea e livremente uma infância saudável.

Eis uma competência importante no mundo atual: transitar com certa fluidez por entre diferentes pontos de vista, seja para desfrutar da diversidade, seja para tentar compreender o inédito. Brincam de médico, astronauta, cientista, biólogo, artista...

Brincam porque esta é a linguagem que dominam neste momento. Mas, os materiais da brincadeira são os fatos da realidade, com os quais lidarão pela existência afora!

Descobrindo e potencializando habilidades através de projetos

O trabalho com projetos é uma primorosa ferramenta pedagógica. Por meio dela, os professores levam as crianças a um olhar mais aprofundado sobre determinados temas.

Nestas oportunidades, os educadores validam: a observação de interações entre as crianças, análise de discussões produtivas acerca das fases do projeto, como os alunos se organizam na divisão de tarefas, e quais habilidades interpessoais são reveladas e trabalhadas durante a execução.

Esta importante jornada transparece ao final do semestre em: avaliações individuais muito mais assertivas, e melhor desempenho/desenvolvimento das crianças.

Desenvolvendo leitores

Na Uniepre, o livro é companhia constante das crianças, a narrativa é prática cotidiana, e a leitura é um dos momentos mais esperados do dia.

Crianças que têm boas experiências de leitura na infância desenvolvem gosto pela companhia do livro ao longo da vida, e uma capacidade de abstrair das situações reais, correlatos imaginados, ampliando-lhes a criatividade e possibilidade de interpretação da realidade.

Contamos com uma biblioteca interna exclusiva, trazendo coleções, obras específicas por turma, contemplando todo acervo cultural empregado na proposta pedagógica, alguns livros da literatura infantil trazem ilustrações que são verdadeiras obras de arte.

Tudo de forma muito integrada com nossas possibilidades de projetos, aliado a um espaço impecável de leitura. Ambientação customizada, modular, tecnologógica e integrada com espaços naturais.

"E então... Luca começou a ler! Sem pressa ou pressão, lê um rótulo de alimento, um anúncio, uma palavra no jogo. Sem medo de tentar, sem medo de errar! E a felicidade dele em descobrir as palavras enche meu coração de alegria!"

Gestão Uniepre Depoimento: Mãe de aluno

Instagram | Uniepre Cantareira

Acompanhem nossos últimos posts!

Gostaria de conhecer a unidade?
Escolha uma opção de contato!

Horário de atendimento: Das 5h30 às 20h

Traçar rota até a Unidade