Educação Infantil | Dúvidas frequentes

Encontre nesta seção dúvidas, questionamentos frequentes relacionados a Educação Infantil

  • O que é relevante no momento da escolha da escola de Educação Infantil?

    Proposta Pedagógica e Infraestrutura. Pode parecer o item mais fácil de verificar, mas alguns detalhes podem escapar. Além do espaço das salas, espaços abertos, natureza e organização, é importante ficar atento aos detalhes. Confira se os ambientes são bem arejados e iluminados, o que evita mofo e a transmissão de doenças contagiosas, se existe autorização de funcionamento da Secretária da Educação, do Corpo de Bombeiros e da Fiscalização Sanitária.

    Se os espaços favorecem a interação entre as crianças, como por exemplo se existe diversidade, quantidade e qualidade de brinquedos estruturados e não estruturados, e se os mesmos estão à altura das crianças, a concepção de Infância é traduzida!

    Agora, se as crianças dependem de um adulto para poder brincar, para se movimentarem o tempo todo, e para tudo… desconfie: esta criança não está sendo desafiada a exercitar a autonomia, a independência, sua identidade nata e está a todo tempo sendo direcionada a que o adulto acredita ser o essencial… há que se observar o adulto como um facilitador do processo de aprendizagem e descoberta da criança e não apenas um educador a quem a criança deve observar o tempo todo e repetir ações que ela tem que desenvolver por seu próprio raciocínio e iniciativa!!! PENSE E OBSERVE ISSO A TODO INSTANTE QUANDO ESTIVER VISITANDO UMA ESCOLA PARA SEU FILHO! ELE DEVE SER PROTAGONISTA!

    Importante observar a fisionomia das crianças, se existe barulho de criança, ou se o ambiente é muito silencioso; afinal, é da natureza infantil falar e brincar.

    Compreender a metodologia da escola. Nem toda escola é adequada para todo perfil de crianças e de família. Os pais devem checar se concordam com o modelo educacional e os valores que a escola promove.

    Não é raro que as famílias procurem a instituição, meses depois da matrícula, com queixas como: a escola é muito rígida; as turmas são grandes; a coordenação nunca tem tempo para reunião.

    Conhecer bem o projeto pode evitar esses transtornos. Lembre-se de que a escola precisa estar antenada com o mundo de hoje, com aulas que abordem temas como: sustentabilidade, inclusão, respeito à diversidade, cidadania, convivência pacífica. Além disso, a formação dos professores, um currículo diversificado, com atividades de artes, música, esportes, idiomas, etc., também são de suma importância.

  • Como a Uniepre concebe o ser humano?

    A Uniepre concebe a pessoa como alguém dotada de competências e virtudes individuais, capaz de estabelecer interações sociais embasadas na ética. Acredita que seus conhecimentos são mutáveis, que se transformam mediante um processo de ação-reflexão.

    Essa forma de ver o ser humano não é algo possível somente na vida adulta, pois as crianças já são dotadas de saberes e linguagens próprias, capazes de se relacionar com o meio e com as pessoas. Porém, não foi sempre assim que a humanidade concebeu a Infância. Observe a escola sempre nestes aspectos também!

  • Qual a concepção de Educação Infantil da Uniepre?

    A Uniepre compartilha da quebra de uma concepção assistencialista, espontaneísta e conteudista na Educação Infantil, em que a criança pequena só tinha direito de ser “cuidada”, ou seja, obter a satisfação das suas necessidades básicas como alimentação e higiene, ou de ser mera receptora e repetidora de informações descontextualizadas e sem significado.

    A Uniepre tem como função primordial preparar sujeitos dotados de competências (capacidades e habilidades) para o exercício da vida social como ela se encontra configurada atualmente.

    SABER FAZER - Conquista da independência

    SABER SER - Construção da identidade

    SABER CONHECER - Busca de diferentes saberes

    SABER CONVIVER - construção da consciência das regras e no exercício de se colocar no lugar do outro.

  • Como ocorre o Período de adaptação na Educação Infantil da Uniepre?

    O processo de adaptação é muito importante tanto para as crianças, como para as famílias. CONFIANÇA é um processo que se constrói, através da convivência. Assim, a presença de um dos familiares, no decorrer dos primeiros dias, no mesmo espaço, torna-se determinante para a segurança emocional dos pequenos.

    Gradativamente, as crianças estabelecem vínculo com as educadoras- referência e vão se familiarizando com o espaço. Após os primeiros dias, o adulto responsável começa a se despedir da criança e aguarda na recepção da escola até que a criança e a família se sintam seguros para a separação.

  • A Uniepre FAZ USO DE QUAIS MATERIAIS?

    A Uniepre não utiliza livros, nem apostilas. Trabalhamos com projetos. Dessa maneira, o material é elaborado de acordo com o que cada grupo está investigando. O único material previamente adquirido é o de inglês, da Red Balloon.

  • As crianças aprendem inglês na Uniepre?

    Sim. A Uniepre tem uma parceria com a melhor escola de inglês para crianças. A Red Balloon tem 50 anos de experiencia no ensino de inglês; apresenta o conteúdo de maneira divertida e natural para as crianças, tem mais de 90% de aprovação nos exames de Cambridge, e, por tudo isso, sentimo-nos privilegiados em poder fornecer para nossas crianças esse diferencial, quatro vezes na semana, a partir do infantil 3.

  • Como são realizadas as reuniões com as famílias?

    Realizamos reuniões semestrais, podendo ser coletivas ou individuais.

  • Como acontece a alimentação na Uniepre?

    Na Uniepre, acreditamos que a alimentação alimenta o corpo e a alma. Consideramos o momento da alimentação um evento social, no qual as crianças podem e devem conversar, trocar conhecimentos, e socializar com as outras crianças e adultos presentes.

    Todos os alimentos são ofertados pela Uniepre, inclusive os bolos das festas de aniversários, e também os lanches para as crianças que permanecem ½ período na escola.

  • Na Educação Infantil as crianças tomam banho?

    O banho é ofertado até o momento do desfralde, o qual ocorre para cada criança em momento diferente. Após o desfralde, o banho só é realizado caso a criança apresente febre alta, ou em situações específicas.

  • 10. As crianças da Educação Infantil que permanecem período integral dormem na escola?

    A Uniepre concebe a criança como ser único, com necessidades únicas. Dessa maneira, cada criança apresenta seu próprio ritmo. O momento de descanso é bastante importante e não pode ser negligenciado. O local precisa ser tranquilo, arejado e confortável. Algumas crianças necessitam do momento do sono e outras não.

Instagram | Uniepre Cantareira

Acompanhem nossos últimos posts!

Gostaria de conhecer a unidade?
Escolha uma opção de contato!

Horário de atendimento: Das 5h30 às 20h

Localização

Traçar rota até a Unidade