Berçário | Dúvidas frequentes
Encontre nesta seção dúvidas, questionamentos frequentes relacionados ao berçário
-
O que é melhor? Ficar no berçário ou com uma babá?
Muitas famílias apresentam dúvidas quando termina o período de licença maternidade. Contudo, se considerarmos que o brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais relevantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura, não resta dúvida que a escola é o melhor espaço para que ela possa explorar o mundo, ampliar suas percepções sobre o ambiente e sobre si, organizar o pensamento, além de trabalhar seus afetos e sensibilidades.
Entre 0 e 2 anos, o bebê pratica os chamados jogos de exercício - as brincadeiras sensório-motoras designadas por Piaget, como e quando o pequeno descobre novos objetos ou imitam os gestos corporais e vocais de seus parceiros mais experientes, colocando em ação um conjunto de condutas que o ajudam a desenvolver suas potencialidades.
Tudo isso não seria possível se a criança estivesse em casa, aos cuidados de um adulto na maioria das vezes leigo em Educação, e sem a socialização com outras crianças.
-
Como deve ser o espaço para receber os bebês?
O espaço do berçário precisa ser bem arejado e com iluminação controlada para o conforto dos bebês. Além disso, a forma como organizamos o espaço diz muito sobre a concepção de criança que temos. A Uniepre acredita que, desde o nascimento, os bebês são competentes, capazes e potentes, e precisam de espaços para desenvolverem a motricidade livre, de forma segura.
Garantir diversidade, qualidade e quantidade de brinquedos deve ser uma preocupação para as crianças pequenas.
-
Quantos bebês por educador?
Recomenda-se que tenha um educador para cada seis crianças. Na Uniepre temos um educador, em média, para cada três/quatro bebês.
-
Qual horário de funcionamento do berçário?
Atendemos meio período, período intermediário e período integral. Iniciamos às 5h30 e encerramos às 20h00. Nosso atendimento é ininterrupto e não emendamos feriados, sendo que o único período que fechamos é a semana d Natal e a semana do Ano Novo, para que possamos fazer a manutenção predial, a qual não é possível ser realizada na presença dos bebês.
-
É possível ministrar o leite materno no berçário?
Sim. Nosso berçário apresenta toda estrutura necessária para armazenar o leite materno, com lactário próprio, refrigerador exclusivo, e todos os colaboradores envolvidos e capacitados para essa atividade.
-
Qual horário os bebês dormem?
A Uniepre concebe a criança como ser único, com necessidades únicas, com seu próprio ritmo. O momento de descanso é bastante importante e não pode ser negligenciado, o local precisa ser tranquilo, arejado e confortável, e sob demanda de cada bebê.
-
Quantos banhos os bebês tomam no berçário?
Para as crianças que permanecem ½ período, um banho. Para as crianças que permanecem período integral, nos dias de muito calor, dois banhos no decorrer do dia, e um banho nos dias de frio.
-
Como é realizada a higiene dos bebês?
Nas trocas de urina a higienização é realizada com algodão e água morna;
Nas trocas de evacuação realizamos o meio banho. -
Qual o Projeto Pedagógico para o berçário?
Nosso Projeto Pedagógico no berçário é inspirado na abordagem da pediatra Húngara Emmi Pikler.
Essa abordagem pressupõe um profundo respeito ao bebê e às suas competências. O trabalho tem foco no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, a partir do Movimento livre, que possibilita que o educador entenda a criança e estabeleça um vínculo afetivo sincero com ela. O Brincar está dentro do movimento autônomo e influencia o desenvolvimento cognitivo.
-
Como é a alimentação no berçário e como são tratados os casos de alergia e intolerância alimentar?
Na Uniepre, acreditamos que a alimentação alimenta o corpo e a alma. Consideramos o momento da alimentação um evento social, no qual as crianças podem e devem conversar, trocar conhecimentos, e socializar com as outras crianças e adultos presentes.
Todos os alimentos são ofertados pela Uniepre, inclusive os bolos das festas de aniversários. Até os 2 anos, não ofertamos nada de açúcar, e todos os cardápios são elaborados e acompanhados por uma nutricionista da Uniepre.
A introdução alimentar é realizada de acordo com a orientação de cada pediatra, e, quando as crianças apresentam intolerância alimentar ou alergia alimentar, o cardápio é preparado exclusivamente para essa criança, seguindo as orientações de cada pediatra.
-
Como ocorre o Período de adaptação no berçário?
O processo de adaptação é muito importante tanto para os bebês, como para as famílias. CONFIANÇA é um processo que se constrói, através da convivência. Assim, a presença de um dos familiares, no decorrer dos primeiros dias, no mesmo espaço do bebê, torna-se determinante para sua segurança emocional.
Cada família, assim como cada bebê, tem seu próprio ritmo e seu próprio tempo. Portanto, há que se respeitar o período de cada adaptação.
-
Crianças doentes podem frequentar o berçário?
Não. O berçário é um espaço saudável, arejado, com iluminação natural, e que preza pela saúde de todos os bebês.
A Uniepre adota uma série de protocolos, como higienização diária dos brinquedos, espaços e materiais utilizados ao longo do dia.
Fazemos uso do “propé”, para todas as pessoas que entram no berçário, e, diariamente, utilizamos o peróxido de hidrogênio para desinfecção do ambiente.